A ÚNICA CIDADE DO BRASIL FUNDADA PELOS FRANCESES

A ÚNICA CIDADE DO BRASIL FUNDADA PELOS FRANCESES
SÃO LUÍS – MA POSSUI O SEGUNDO MAIOR LITORAL DO BRASIL, E A ÚNICA CIDADE FUNDADA PELOS FRANCESES, TEM UMA ÁREA DE 220 HECTARES DE EXTENÇÃO, O CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS, CAPITAL DO MARANHÃO, POSSUI CERCA DE 2.500 IMÓVEIS TOMBADOS PELO PATRIMÔNIO MUNDIAL EM 1997, POR SEU CONJUNTO ARQUITETÔNICO COLONIAL PORTUGUÊS.

VOCÊ QUER FAZER SEU INTERCÂMBIO EM QUAL CONTINENTE?

- ESCOLHA O SEU DESTINO -

- ESCOLHA O SEU DESTINO -
INTERCÂMBIO CULTURAL: É a realização de uma viagem ao exterior por um estudante - o futuro intercambista - com o objetivo de aprender os costumes, as tradições e o idioma de um outro país, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa desse país. O estudante geralmente não conhece a pessoa com quem vai se hospedar e também não fala o mesmo idioma que ela.

Glauberkenio

O INTERCÂMBIO É A MELHOR FORMA DE SE APRENDER UMA NOVA CULTURA

INSTAGRAM : GLAUBERKENIO
TWITTER: GLAUBER KENIO
EMAIL: glauberkenio@hotmail.com

21 outubro 2020

CONVENTO DAS MERCÊS/SÃO LUÍS - MA

O antigo Convento da Ordem dos Mercedários hoje é um importante centro cultural. O Convento das Mercês abriga a Fundação da Memória Republicana Brasileira – FMRB, que possui museu, biblioteca, pinacoteca, sala de restauração e amplo acervo documental. Atualmente, são realizados no espaço exposições, oficinas, seminários, cursos, e outras atividades de cunho cultural.
Endereço: Rua da Palma, 502 – Desterro, São Luís (MA) Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sábados das 8h às 12h http://www.fmrb.ma.gov.br/ e-mail: conventodasmerces@gmail.com
As visitas podem ser agendadas por telefone OU e-mail: conventodasmerces@gmail.com Telefone: (98) 3221-3724
Tem em seu acervo uma coleção de cerca de quatro mil obras de arte, dentre pinturas, esculturas, objetos decorativos peças de arte sacra. A Biblioteca Padre Antônio Vieira, da FMRB, tem um acervo bibliográfico constituído por 23.733 volumes, sendo 3.217 de obras raras, com destaque para textos de padre Antônio Vieira. A FMRB também promove diversos cursos e oficinas ao longo do ano, além da realizar eventos, exposições, festivais, seminários e reuniões, buscando a integração com a comunidade do bairro do Desterro.
Construído em 1654 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional, o convento foi inaugurado pelo padre Antônio Vieira, e nele funcionou o Convento da Ordem dos Mercedários[1]. Pertenceu ao estado maranhense de 1905 a 1990, quando o então governador João Alberto de Souza doou o edifício à Fundação José Sarney, seu aliado político. Em junho de 2009, a Justiça decretou a devolução do prédio histórico ao patrimônio estatal e, em outubro do mesmo ano, a Fundação foi fechada após denúncias de desvio de verbas[2]. A partir de 2011, passou a abrigar a Fundação da Memória Republicana Brasileira, instituição pública estadual que administra o museu, biblioteca, pinacoteca, sala de restauração, e amplo acervo documental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOMOS REIS OU PEÕES